ESPORTE
Primeiro ouro saiu, mas natação feminina tem caminho longo até a elite
  • Primeiro ouro saiu, mas natação feminina tem caminho longo até a elite
Primeiro ouro saiu, mas natação feminina tem caminho longo até a elite

A natação feminina brasileira encerrou o Pan com um resultado histórico: a primeira medalha de ouro em 17 edições dos Jogos. A responsável pelo feito foi Etiene Medeiros, de 24 anos, nos 100m costas.

Além disso, foram outras sete medalhas conquistadas (duas pratas e cinco bronzes). O total de oito supera por um o resultado registrado em Guadalajara-MEX, há quatro anos.

Não bastasse isso, o time feminino conseguiu superar um recorde pan-americano e cinco sul-americanos, e Joanna Maranhão enfim derrubou sua marca nos 400m medley que havia sido registrada há 11 anos, nos Jogos Olímpicos de Atenas.

O resultado é positivo e mostra a evolução que a natação feminina teve ao longo deste ciclo olímpico. Mas para brigar em nível internacional em grandes competições, ainda falta um caminho grande a ser percorrido.

O desempenho no Pan já será colocado à prova a partir do dia 2 de agosto, em Kazan (RUS), com o início do Campeonato Mundial. Jamais uma mulher brasileira conseguiu uma medalha nesta competição.

"Temos um passo importante a dar no Mundial que é classificar os revezamentos para os Jogos Olímpicos (os 12 primeiros garantem vaga). E a partir daí começarmos a acreditar que poderemos estar em finais. E nas finais, tudo pode acontecer. Estamos chegando e fortalecendo a natação feminina", disse Fernando Vanzela, que desde o fim de 2012 é o coordenador de natação feminina da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA).

Dos pódios obtidos pelo Brasil em Toronto, os tempos mais significativos foram os obtidos por Etiene Medeiros. Com 59s61, se colocou como a sétima mais rápida do ano nos 100m costas e fez uma marca que teria lhe dado o quinto lugar no último Mundial, em Barcelona, em 2013.

Nos 50m livre, foi prata com 24s55, oitava melhor marca de 2015 e resultado que também teria lhe valido o quinto posto no Mundial.

"O Mundial de Kazan vai ser o primeiro passo para que acreditem mais na gente. É aos poucos que vamos construindo a ideia de conquistar medalhas. Quero ser como um mosquitinho que vai picando as outras e fazendo ver que é possível irmos bem em grandes competições", disse a nadadora que já havia ganhado a medalha dos 50m livre no Mundial de piscina curta, em Doha (QAT).

E Etiene parece ser mesmo um ponto fora da curva. As outras medalhistas individuais - Manuella Lyrio, bronze nos 200m livre, e Joanna Maranhão, bronze nos 200m borboleta e 400m medley - fizeram tempos que nem as colocariam na briga por medalhas do último Mundial. Mesmo assim, Joanna demonstra confiança para os próximos anos.

"Saio muito empolgada daqui e vendo que não só eu como toda a equipe está mais forte, com a cabeça no lugar, ciente de seus objetivos", afirmou a nadadora. "Tivemos dez estreantes em Pans em nossa equipe aqui em Toronto. Tenho visto que temos conseguido buscar todos resultados não em todas as provas, mas melhoramos muito nas de velocidade. Depois de dois anos de trabalho intenso, a ideia era que os resultados começassem a surgir agora a partir do segundo semestre de 2015", disse Vanzela.

19/07/2015/ 20:42:46
Outras Notícias
  • Vai começar a Taça Ji-Paraná de Voleibol In Door com mais de 200 atletas
Vai começar a Taça Ji-Paraná de Voleibol In Door com mais de 200 atletas
29/11/2019/ 11:15:41

As comemorações ao aniversário de Ji-Paraná continuam neste final de semana com o início da Taça Ji-Paraná de Voleibol In Door, realizada pela Secretaria Municipal de Esportes e Turismo (Semetur). A competição irá reunir mais de 200 atletas do município nas categorias infantil, juvenil e adulto.Serão três dias de di...

  • Delegação de RO nas Paralimpíadas Escolares tem 56 atletas
Delegação de RO nas Paralimpíadas Escolares tem 56 atletas
20/11/2019/ 13:25:41

Dedicação e preparação com a motivação pelo esporte movimenta cada paratleta de Rondônia que está vivendo o sonho de participar da edição 2019 da Paralimpíadas Escolares que estão acontecendo durante toda a semana, no Centro de Treinamento Paralímpico, na cidade de São Paulo (SP).A cerimônia de abertura ac...

  • Proposta exorbitante do Catar pode tornar Zidane o técnico mais bem pago do mundo
Proposta exorbitante do Catar pode tornar Zidane o técnico mais bem pago do mundo
02/06/2018/ 22:16:36

Após deixar o Real Madrid, Zinedine Zidane pode se tornar - de longe - o técnico mais bem pago do mundo. O francês teria em mãos uma proposta exorbitante para ser o comandante da seleção do Catar até 2022, ano em que o país sediará a Copa. A oferta seria de 50 milhões de euros por ano (o equivalente a R$ 218 milhões...

  • Com dois de Vidal e um de Gameiro, Sevilla sai na frente da Fiorentina: 3 a 0
Com dois de Vidal e um de Gameiro, Sevilla sai na frente da Fiorentina: 3 a 0
08/05/2015/ 00:09:17

O Sevilla conseguiu boa vantagem sobre a Fiorentina na Andaluzia. Dois gols de Aleix Vidal, grande destaque do confronto, e um de Kevin Gameiro decretaram 3 a 0 para os espanhóis, que ficam perto da final da Liga Europa. Em Florença, a equipe espanhola poderá perder por até dois gols de diferença que estará nova...

  • Com problemas na próstata, Pelé está internado no Hospital Albert Eistein
Com problemas na próstata, Pelé está internado no Hospital Albert Eistein
07/05/2015/ 23:45:27

Pelé está internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde a última terça-feira. Segundo o Globoesporte.com, o ex-jogador sofreu com um quadra do hiperplasia na próstata, passou por uma cirurgia e segue internado sem previsão de alta. A hiperplasia faz com que o paciente retenha muita urina, e a cirur...